Experiência de professores universitários de uma universidade pública da Colômbia durante o processo de ensino-aprendizagem de enfermagem na pandemia da COVID 19.
Conteúdo do artigo principal
Objectivo Conhecer as experiências dos professores no processo de ensino durante a pandemia numa faculdade de enfermagem em Medellín, Colômbia.
Materiais e métodos Estudo qualitativo para o qual foram realizadas onze entrevistas individuais semi-estruturadas. Os participantes eram professores universitários de uma faculdade de enfermagem em Medellín, Colômbia. A análise baseou-se na transcrição das entrevistas utilizando elementos de teoria fundamentada; foi realizada análise linha a linha, o que permitiu agrupar os dados nas seguintes categorias: transformação do processo ensino-aprendizagem; efeitos do processo ensino-aprendizagem; redes de apoio; lições aprendidas com a experiência.
Resultados A transformação do processo ensino-aprendizagem, a utilização de ferramentas tecnológicas, os efeitos da rápida mudança nas metodologias de ensino, e as redes de apoio de professores universitários foram os principais temas que emergiram dos participantes relativamente à sua experiência na educação em enfermagem.
Conclusão A educação em enfermagem durante a pandemia na Colômbia exigiu grandes esforços dos professores para continuar o processo ensino-aprendizagem, o que levou a uma rápida adaptação, mudanças na sua saúde, implementação de estratégias de autocuidado e apoio da família, colegas e amigos.
Downloads
Detalhes do artigo
Enríquez A, Sáenz C. Primeras lecciones y desafíos de la pandemia de COVID-19 para los países del SICA, serie Estudios y Perspectivas-Sede Subregional de la CEPAL en México. Ciudad de México: Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL); 2021. p.14-16.
UNESCO Education: From disruption to recovery [Internet]. UNESCO. 2020 [Consultado 2022 Abr 18]. Disponible en: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse
Didriksson A, Álvarez F, Caamaño C, Del Valle D, Perrotta D, Caregnato C, et al. Universidad y pandemia en América Latina: reflexiones desde la diversidad y la complejidad de un fenómeno en desarrollo. Educación Superior y Sociedad. 2021;33(2):53-91. https://doi.org/10.54674/ess.v33i2.421 DOI: https://doi.org/10.54674/ess.v33i2.421
Garzón-Daza C. Las competencias docentes en el siglo XXI de cara a la virtualidad de la educación con ocasión del Covid-19. Revista Redipe [Internet]. 2021 [consultado 7 de marzo de 2022]; 10 (5). Disponible en: https://revista.redipe.org/index.php/1/article/view/1295/1203 DOI: https://doi.org/10.36260/rbr.v10i5.1295
Vite H, Carvajal H, Samaniego R, Prado M. Competencias virtuales de los docentes frente al reto de Covid-19 en instituciones de educación superior en Ecuador. Revista Conrado. [Internet]. 2020 [consultado 7 de marzo de 2022]; 16:178-183. Disponible en: https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/1539/1523
Velásquez-Vergara SM, Ruidiaz-Gómez KS. La educación en tiempo de pandemia COVID 19: ¿realidad o ficción? Revista Cuidarte. 2021;12(1). https://doi.org/10.15649/cuidarte.1336 DOI: https://doi.org/10.15649/cuidarte.1336
Pantoja VM, Valdivieso MA, Burbano AS. Teletrabajo académico afectado por el coronavirus: una mirada desde un grupo focal de profesores universitarios. Espacios. 2020;41(42): 335-348. https://doi.org/10.48082/espacios-a20v41n42p29 DOI: https://doi.org/10.48082/espacios-a20v41n42p29
Vidal-Ledo MJ, Barciela-González LMC, Armenteros-Vera I. Impacto de la COVID-19 en la Educación Revista Educación Médica Superior. 2021; 35(1). Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-21412021000100023&lng=es
Arias-Ortiz E, Rieble-Aubourg S, Álvarez-Marinelli H, Rivera MC, Viteri A, López A et al. La educación en tiempos del coronavirus: los sistemas educativos de América Latina y el Caribe ante COVID-19. Documento para Discusión, N° IDB-DP-00768. Washington, D.C; Banco Interamericano de Desarrollo (BID); 2020. DOI: https://doi.org/10.18235/0002337
Fajardo-Pascagaza E, Cervantes-Estrada LC. Modernización de la educación virtual y su incidencia en el contexto de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC). Academia y Virtualidad. 2020;13(2):103–16. https://doi.org/10.18359/ravi.4724 DOI: https://doi.org/10.18359/ravi.4724
DANE. Pobreza y condiciones de vida. [Internet] [Consultado 25 de marzo de 2022] Disponible en: https://www.dane.gov.co/index.php/estadisticas-por-tema/pobreza-y-condiciones-de-vida
Quecedo R, Castaño C. Introducción a la metodología de investigación cualitativa. Revista de Psicodidáctica. 2002; (14):5-39. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=17501402
Viña CM, Paredes León LN. Experiencia de vida de docentes de ciencias de la salud durante la pandemia de covid-19 en Perú. Telos: Revista de Estudios Interdisciplinarios en Ciencias Sociales. 2022; 24 (3): 520-536. https://doi.org/10.36390/telos243.04 DOI: https://doi.org/10.36390/telos243.04
Jacqueline Leigh J, Vasilica C, Dron R, Gawthorpe D, Burns E, Kennedy S. Redefining undergraduate nurse teaching during the coronavirus pandemic: use of digital technologies. British Journal of Nursing. 2020; 29 (10): 566–569. https://doi.org/10.12968/bjon.2020.29.10.566 DOI: https://doi.org/10.12968/bjon.2020.29.10.566
Villafuerte Holguín JS, Bello Piguave JE, Pantaleón Cevallos Y, Bermello Vidal JO. Rol de los docentes ante la crisis del covid-19, una mirada desde el enfoque humano. Revista Electrónica Formación y Calidad Educativa (REFCalE). 2020; 8(1): 134-150. Disponible en: http://refcale.uleam.edu.ec/index.php/refcale/article/view/3214/1986
Fardoun H, González C, Collazos CA, Yousef M. Estudio exploratorio en iberoamérica sobre procesos de enseñanza-aprendizaje y propuesta de evaluación en tiempos de pandemia. Education in the Knowledge Society (EKS). 2020;21:9. https://doi.org/10.14201/eks.23537 DOI: https://doi.org/10.14201/eks.23537
Enríquez Vázquez L, Hernández Gutiérrez M. Alumnos en pandemia: una mirada desde el aprendizaje autónomo. Revista Digital Universitaria. 2021;22(2). http://doi.org/10.22201/cuaieed.16076079e.2021.22.2.11 DOI: https://doi.org/10.22201/cuaieed.16076079e.2021.22.2.11
Toquero CM. Challenges and Opportunities for Higher Education amid the COVID-19 Pandemic: The Philippine Context. Pedagogical Research. 2020;5(4). Disponible en: https://www.pedagogicalresearch.com/download/challenges-and-opportunities-for-higher-education-amid-the-covid-19-pandemic-the-philippine-context-7947.pdf DOI: https://doi.org/10.29333/pr/7947
Christopher R, Tantillo L, Watson J. Academic caring pedagogy, presence, and Communitas in nursing education during the ?COVID-19 pandemic. Nursing Outlook. 2020; 68(6): 822-829. https://doi.org/10.1016/j.outlook.2020.08.006 DOI: https://doi.org/10.1016/j.outlook.2020.08.006
Agu CF, Stewar, J, McFarlane-Stewart N, Rae T. COVID-19 pandemic effects on nursing education: looking through the lens of a developing country. International Nursing Review. 2021; 68: 153– 158. https://doi.org/10.1111/inr.12663 DOI: https://doi.org/10.1111/inr.12663
Vera F. Experiencia de docentes universitarios durante la educación remota de emergencia debido a la crisis por COVID-19. Revista Transformar. 2021;2(2):40-57. Disponible en: https://revistatransformar.cl/index.php/transformar/article/view/22
Huamani-Huaranca NO, Huamani-Huaranca LJ, Pinto-de Alarcón JA, Cedeño-Macías AM. TIC en Universidades Públicas de Tres Países de la Comunidad Andina de Naciones durante el COVID-19. Comuni@cción Revista De Investigación En Comunicación Y Desarrollo. 2023; 14(1): 41-54. https://dx.doi.org/10.33595/2226-1478.14.1.805 DOI: https://doi.org/10.33595/2226-1478.14.1.805
Fernández Torres MJ, Chamizo Sánchez, Sánchez Villarrubia R.Universidad y pandemia: la comunicación en la educación a distancia. Ámbitos. 2021; 52: 156 – 174. https://dx.doi.org/10.12795/Ambitos.2021.i52.10 DOI: https://doi.org/10.12795/Ambitos.2021.i52.10
Galvis G, Vásquez A, Caviativa YP, Ospina PA, Chaves VT, Carreño, L M et al. Tensiones y realidades de los docentes universitarios frente a la pandemia Covid-19. European Journal of Health Research. 2021; 7(1): 1–13. https://doi.org/10.32457/ejhr.v7i1.1396 DOI: https://doi.org/10.32457/ejhr.v7i1.1396
Casali A, Torres D. Impacto del COVID-19 en docentes universitarios argentinos: cambio de prácticas, dificultades y aumento del estrés. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología. 2021; 28: 423-431. Disponible en: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1850-99592021000100054 DOI: https://doi.org/10.24215/18509959.28.e53
López-Golán M, Costa-Sánchez C, Puentes-Rivera I. Educación superior en comunicación audiovisual: Desafíos de la virtualidad en tiempos de COVID-19. ADResearch ESIC International Journal of Communication Research. 2022; 27(27):e197. https://doi.org/10.7263/adresic-27-197 DOI: https://doi.org/10.7263/adresic-27-197
Sandoval CH. La Educación en Tiempo del Covid-19 Herramientas TIC: El Nuevo Rol Docente en el Fortalecimiento del Proceso Enseñanza Aprendizaje de las Prácticas Educativa Innovadoras. Revista Docentes 2.0. 2020;9(2):24-31. https://doi.org/10.37843/rted.v9i2.138 DOI: https://doi.org/10.37843/rted.v9i2.138
Vera JD, Gellibert Merchán SJ, Zapata Mora SE. Las TIC en la educación superior durante la pandemia de la COVID-19.: Las TIC en la educación superior. Revista Científica Sinapsis. 2021;1(19). https://doi.org/10.37117/s.v19i1.405 DOI: https://doi.org/10.37117/s.v19i1.405
Espíritu Martínez YN, Barrantes Santos FE, Siguas Chavarria P. La integración de las TIC en la educación superior: Aprendizajes a partir del contexto covid-19. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar. 2022;6(2):4260-77. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v6i2.2162 DOI: https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v6i2.2162
Reyes Barrios A, González Ayala V, Sánchez López CE. Desafíos en la docencia de enfermería en pandemia. Academic Disclosure. 2021; 2(1):3-18. Disponible en: https://revistascientificas.una.py/index.php/rfenob/article/view/1354
Díaz Vera JP, Ruiz Ramírez AK, Egüez Cevallos C. Impacto de las TIC: desafíos y oportunidades de la Educación Superior frente al COVID-19. Revista Científica UISRAEL. 2021;8(2):113-34. https://doi.org/10.35290/rcui.v8n2.2021.448 DOI: https://doi.org/10.35290/rcui.v8n2.2021.448
Ferrada Bustamante V, González Oro N, Ibarra Caroca M, Ried Donaire A, Vergara Correa D, Castillo Retamal F. Formación docente en TIC y su evidencia en tiempos de COVID-19. Revista Saberes Educativos. 2021;(6):144-68. https://doi.org/10.5354/2452-5014.2021.60715 DOI: https://doi.org/10.5354/2452-5014.2021.60715